Câmara Comunitária da Barra da Tijuca lança livro dos 25 anos de sua trajetória.

A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca lançará um livro narrando à história dos seus 25 anos no dia 13 de junho, data que marca a sua fundação, na sede da organização, na Barra da Tijuca.

O livro “Câmara Comunitária da Barra da Tijuca -25 anos. A história de uma sociedade organizada”, revela a trajetória das grandes conquistas da CCBT, da implantação do emissário submarino à chegada da Linha 4 do metrô, e cada uma das conquistas alcançadas traz a marca do apoio e da união da comunidade local.

25 anos

História esta que se cruza com a da Barra da Tijuca, e cada página folheada traz ao leitor, memórias de um bairro dinâmico, que cresce e se transforma a cada ano.

O evento ainda terá a entrega de medalhas a empresários, representantes do poder público, de associações de moradores, associações civis e ilustres moradores, que fizeram parte destes 25 anos.  Será uma grande celebração ao passado desta instituição e ao futuro que ainda tem a trilhar.

■ SINALIZAÇÃO E DUPLICAÇÃO DA AV. DAS AMÉRICAS
A duplicação da Av. das Américas e, posteriormente, a sua nova semaforização, foi uma das grandes reivindicações da CCBT, completando-se com a também duplicação do trecho compreendido entre o “Cebolão” e o Recreio dos Bandeirantes.

■ AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ
A CCBT, entendendo que a ampliação do Aeroporto de Jacarepaguá, que passaria então a operar aviões Foker e Boeing, trará uma grande variedade de transtornos, vem evitando todas as formas possíveis a sua concretização.Para tanto, foi recebida em Brasília pelo Ministro do Meio-Ambiente, pelo Gabinete do Ministro da Defesa e também pelo CONAMA. Outros contatos foram realizados: INFRAERO, Comando da Aeronáutica, DAC, Governo do Est. RJ e Prefeitura, resultando na elaboração cuidadosa de um dossiê.

■ HOSPITAL MUNICIPAL LOURENÇO JORGE
Indignada com a paralisação das obras do Hospital Municipal Lourenço Jorge, inclusive com os seus equipamentos em estado de deterioração, a CCBT iniciou um grande trabalho de reivindicação junto às autoridades competentes, exigindo a sua conclusão.
Quando reiniciada a obra, a CCBT designou alguns membros voluntários da sua Diretoria para acompanhá-la e fiscalizá-la, evitando desta forma qualquer risco de novas paralisações.

■ CÂMARAS COMUNITÁRIAS
A exemplo da nossa pioneira CCBT, existem hoje na cidade do Rio de Janeiro muitas outras Câmaras Comunitárias.

Lideranças de diversas regiões estão constantemente buscando orientação para a formação de suas Câmaras Comunitárias, entusiasmados com o trabalho realizado na Barra da Tijuca.

Mais do que seis:

CC BOTAFOGO
CC SÃO CRISTÓVÃO
CC JACAREPAGUÁ (2)
CC REALENGO
CC IPANEMA
CC CATETE
CC MAUÁ / MAGÉ
CC COPACABANA
CC PIEDADE
CAMPO GRANDE
CC MÉIER

CC RECREIO
CC LEOPOLDINA
CC TERESÓPOLIS
CC ILHA GOVERNADOR
CC IRAJÁ
CC SANTA TEREZA
CC CENTRO
CC BELFORD ROXO
CC MADUREIRA
MARICÁ
E em outras 41 cidades brasileiras

■ METRO

Em 1994 a CCBT iniciou a Campanha “BARRA-METRÔ”.

Em 1998 foi licitada a Linha 4 do Metrô, constituindo-se então a empresa Consórcio Rio Barra, com projeto para ligar a Alvorada/Barra e a estação Carioca/Centro.

Inquestionável é a afirmação de que este é o único transporte de massa, rápido e não poluente, capaz de atender à demanda do nosso bairro e de toda a cidade, que sofre sérias consequências pela sua precariedade.

Em 2000 a Câmara Comunitária da Barrada Tijuca lança a campanha Barra Metrô 2000, com entrega de folhetos e adesivos pela ruas bairro, e entrevistas para inúmeros meios de comunicação.

A participação da comunidade nas manifestações públicas foi fundamental para tornar realidade esta conquista.

 

A PRIORIDADE FOI A LINHA 4

-A concessão foi aprovada desde Dez/98.
-Pesquisas de opinião pública realizadas na Barra e Zona Sul, indicavam que 84% da população quer o Metrô. (Fte Pesq.: Engevix, contratada para a execução do projeto básico)
-A estimativa da demanda seria de 163 mil passageiros/dia em 2003, conforme estudos realizados em 1997.
-Mapeamentos geológicos e sondagens já realizados indicaram que as rochas a serem perfuradas são as de melhor condição para o trabalho.
-O projeto da Linha 4 original: Jardim Oceânico X Morro de São João em Botafogo, não teria quase nenhuma interferência no tráfego, e as desapropriações chegariam no máximo a 4%.

Porque:

Argumentos para execução da Linha 4:

-O corredor do trânsito no sentido Barra X Zona Sul e Centro, recebe hoje aproximadamente 140 ônibus rodoviários fretados pelos condomínios da Barra da Tijuca, originando mais de 500 horários diários que trafegam via Gávea, Jardim Botânico, Botafogo ou pela orla marítima.
-Com a implantação da Linha 4, ampliando para Alvorada X Carioca, grande parte dos ônibus e veículos que vêm da Zona Oeste e Jacarepaguá, também poderão desafogar o trânsito da Zona Sul e Centro.
-Com a implantação do Metrô, os condomínios reduzirão em até 25% a cota condominial pelo cancelamento dos contratos de fretamento de ônibus.
-A implantação da Linha 4: Carioca X Barra, dará a um usuário, por exemplo residente na Pavuna, a condição de chegar à Barra com conforto e segurança num tempo de 1 hora e 10 minutos.

O que conta neste momento contra a prioridade para a Linha 6:

-Não tem estudos de demanda.
-Não tem projeto básico.
-A linha 2 nos horários de “picos” já está saturada.
-A Interligação Linha 2 com Linha 1 no Estácio tem grande demanda em qualquer horário.
-A implantação da Linha 6 não resolverá o problema dos congestionamentos constantes e crescentes entre a Barra e a Zona Sul.

 

Entre 1994 e 2016 foram inúmeras reunião e diversas manifestações para que o metrô chegasse a Barra da Tijuca. Foram 22 anos de luta, para que finalmente no dia 06 de agosto de 2016 fosse inaugurado a linha 4 que liga a Barra da Tijuca (estação Jardim Oceânico) até Ipanema ( estação General Osório).

■ SANEAMENTO BÁSICO

O principal motivo da constituição da CCBT foi a necessidade de um movimento comunitário forte e organizadopara a reivindicação do Sistema de Esgotamento Sanitário para a Baixada de Jacarepaguá.

Através de muitos movimentos populares, organizados pela CCBT, reunindo centenas de pessoas nas avenidas do bairro, finalmente o processo de degradação ambiental, com a poluição do sistema lagunar da Baixada de Jacarepaguá, começa a ter os seus dias contados.

O posicionamento da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca reivindicando a construção do Emissário Submarino, através de inúmeras petições e manifestações junto com os moradores da Barra da Tijuca foi importante para que obra fosse concluída.

Hoje com as ETEs e o emissário funcionando o bairro tem 90% do seu esgoto interligado ao sistema coletor.

Conhecemos, porém, a necessidade de continuarmos atentos, acompanhando de perto a o funcionamento do Emissário Submarino e da ETE – Estação de Tratamento de Esgotos, para que operem de forma efetiva. dentro das condições determinadas pelos estudos técnicos e de acordo com o comprometimento dos órgãos governamentais competentes.

A CCBT conquistou o respeito de várias empresas que empregaram suas marcas em todos os eventos por ela realizados, em benefício da sociedade da Barra da Tijuca.

Esta parceria entre poder público, privado e sociedade de forma constituída e organizada, converge no ideal maior que é a qualidade de vida desejada por todos.

■ AMPLIAÇÃO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA – BOSQUE MARAPENDI

A CCBT, em Convênio com a CEDAE e parceria com a comunidade do Bosque de Marapendi, executou a obra de ampliação no abastecimento de água para aqueles Condomínios, construindo 1 km de adutora de 500mm, o que beneficiou aproximadamente 20.000 moradores daquela área.

Custo da obra: R$ 240 mil.

■ AMPLIAÇÃO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA – BARRA DA TIJUCA

Em seguida, preocupada com o esperado colapso no abastecimento de água para toda a Barra da Tijuca, a CCBT celebrou mais dois Convênios: um com a CEDAE e outro com todas as construtoras, empreendedoras na região, e executou a ampliação de 2 km de adutora de 1200mm, aumentando em 40% a vazão de água para a Barra da Tijuca.
Custo da Obra: R$ 3,5 milhões.